Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

Romy de Castro

Romy de Castro nasceu em Lisboa no ano de 1956. Formada em Lisboa pela Faculdade de Belas Artes.

Partilhar esta página

Romy de Castro nasceu em Lisboa no ano de 1956.

Formada em Lisboa pela Faculdade de Belas Artes, em Paris pela  École Superieure de Beaux-Arts e também em Madrid, pela Faculdad Complutense de Bellas Artes, onde tira o Douturamento em Pintura. Foi Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.

Organizou várias exposições individuais em Portugal: «Trapos Vividos, Exaustos, Abandonados», na Galeria Bertrand, Porto, em 1986;  «paisagens Interiores –I», na Galeria Triângulo 48 e versão II na Galeria Templo do Gato, ambas em Lisboa, em 1987; «Interioridades» Galeria Triângulo 48, Lisboa, 1989; «Arctes» na Galeria de S. Mamede, em Lisboa, em 1991; «Negritades», no Centro Cultural Emmerico Nunes, em Sines, em 1991; «Subtectum», Galeria Carvalho Araújo, em Braga, em 1992, que se repete no ano seguinte, em Viana do Castelo; e a instalação «Corpus no Templo» , no Convento dos Cardaes, aquando a Lisboa 94, capital Europeia da Cultura. No estrangeiro: repete a exposição «Negritates» em 1990 na Galerie Capricorn Art, em Berlim, e no ano seguinte na Exhibit Galerie, também em Berlim; e a exposição «Linearity in Time, em 1993, Cecilia Coker Bell Gallery, Carolina do Sul, E.U.A e na Galeria Canals, Sant Cugat de Vallés, em Barcelona.

A sua obra é um canto à expressão mais elementar da terra e tudo o que a natureza aporta. A sua preocupação pela conservação ecológica, é manifestada com una obra de grande qualidade matérica sobre tela ou papel artesanal. O branco e negro, na maioria destas obras, transmitem perfeitamente a sua intenção e sentimentos.

 

 

Romy Castro

Negritades – quadro G

óleo, carvão, terras negras, pirites, ouro em pó antigo; componentes tridimensionais: partículas vítreas sobre madeira de faia e tela

oil, crayon, black lands, pyrites, old gold powder; tridimensional componentes: glassy particules on beech wood and canvas

1300 mm x 1780 mm [1300 mm x (890 mm x 2)]

1990

 

 

 

Fonte da imagem do artista: https://www.cps.pt/pt/artistas/romy-castro