Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

Júlio Resende

Júlio Martins da Silva Dias nasceu em 1917 no Porto. Concluiu o curso de Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto .

Partilhar esta página

O Artista e a Obra:

Júlio Martins da Silva Dias nasceu em 1917 no Porto.

Concluiu o curso de Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto e ganhou, para o ano seguinte, uma Bolsa do Instituto da Alta Cultura para estudar em Paris.

Organizou, entre 1953 e 1955, duas Missões Internacionais da Arte. Participou em inúmera exposições no país e no estrangeiro, entre as quais: todas as Exposições Independentes; as Exposições Gerais de Artes Plásticas; os Salões de Arte Moderna do Secretariado Nacional de Informação; da I a VI (com excepção da III) Bienais de São Paulo; a I Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian acontecida em 1957; a Exposição Internacional de Bruxelas (1958); a IV Bienal de Litografia Contemporânea do Museu de Cincinnati (1958); a XXX Bienal de Veneza (1960); para além de inúmeras outras em cidades como Oslo, Lugano, Helsínquia ou Roma.

Constituiu parte da equipa «Mar Novo», vencedora do concurso para o Monumento ao Infante D. Henrique. Executou painéis de azulejo e pinturas a fresco para edifícios públicos, dois deles destinados ao Palácio de Desportos do Porto.

Foram-lhe atribuídos: o Prémio nacional de Pintura da Academia Nacional de Belas Artes, em 1945; os Prémios Armando Bastos e Souza-Cardozo, entregues pelo Secretariado Nacional de Informação, em 1945, 1949 e 1952 respectivamente; um Prémio Pspecial (1952) e Menção Honrosa (1959) na I e V Bienais de São Paulo.

 

 

 

Júlio Resende

Composição

Prémio AICA-MC, 1984

Monotípia e pastel sobre cartão

Monotype and pastel on cardboard

495 mm x 640 mm

1957

 

 

 

Fonte da imagem do artista: https://www.wikiart.org/pt/julio-resende