Júlio dos Reis Pereira
Júlio Maria dos Reis Pereira nasceu em Vila do Conde, em 1902. Cruzou a sua atividade plástica com a poesia, usando o pseudónimo de Saúl Dias. Frequentou durante 1919-21 a Escola Superior de Belas Artes.
Júlio Maria dos Reis Pereira nasceu em Vila do Conde, em 1902.
Cruzou a sua actividade plástica com a poesia, usando o pseudónimo de Saúl Dias. Frequentou durante 1919-21 a Escola Superior de Belas Artes, mas acabou por se formar em Engenharia Civil na Faculdade do Porto, em 1928. Foi um dos membros do grupo literário «Presença».
A sua primeira exposição foi em 1936 na Sociedade Nacional de Belas Artes. A sua obra classifica-se em três períodos. O primeiro, de 1925 a 1935, caracteriza-se pelo expressionismo acentuado, com fortes composições cromáticas, em sátiras burguesas de influência alemã, com composições de índole lírica. O segundo período, que seguiu até 1972, caracteriza-se pelos desenhos e aguarelas onde as formas se simplificam, os traços se aligeiram e as linhas se suavizam. No último período, que vai até à sua morte, em 1983, o artista dá livre expressão ao seu universo de fantasia. Três anos antes da sua morte viu a sua actividade poética reconhecida pela atribuição do Prémio da Crítica ao seu livro «Obra Poética».
Júlio
(Júlio dos Reis Pereira)
Sem título
Tinta da China sobre papel
Chinese Ink on paper
460 mm x 337 mm
1938