Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

João Cutileiro

João Cutileiro nasceu em Lisboa, em 1937. Enquanto jovem, frequentou o atelier de vários artistas. A partir de 1953, cursou Escultura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e na Slade School of Arte em Londres.

Partilhar esta página

João Cutileiro nasceu em Lisboa, em 1937.

Enquanto jovem, frequentou o atelier de vários artistas, onde experimentou diversos materiais e técnicas. A partir de 1953, cursou Escultura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e na Slade School of Arte em Londres. Aí recebe aulas do escultor Reg Butler, de quem foi primeiro-assistente. A arte de Henry Moore, que na altura ensinava na Slade, marcou-o fortemente.

No primeiro período do seu trabalho (de 1960 a 1966), executou múltiplos de guerreiros e figuras mutiladas em materiais económicos: cimento, polyester e fibra de vidro. A eles juntou pó de bronze e combinou-as com as superfícies rugosas. Depois, desenvolveu as figuras em ferro soldado, articuladas e construídas a partir de blocos.

Em 1961 recebeu o Prémio de Escultura  na Segunda Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian.

A partir de 1964, dedica-se à pedra, com a auxílio da máquina de cortar blocos. Começou por fazer, no final dos anos 60, bonecos articulados e plantas. Nos anos 70, executou figuras bífidas, torsos, figuras eróticas, maquetes de estátuas de guerreiros, estátuas equestres e figuras ambíguas, em que explorou a plasticidade da textura e do cromatismo do mármore.

 

 

João Cutileiro

D. Sebastião (maquete do monumento de Lagos)

Prémio AICA-MC, 1993

Mármore

1970

 

 

 

Fonte da imagem do artista: https://www.movenoticias.com/2014/12/joao-cutileiro-vai-criar-memorial-dos-estudantes-mortos-no-meco/