Fernando Lanhas
Fernando Lanhas nasceu em 1923 na cidade do Porto. Frequentou o curso de Arquitectura da Escola de Belas Artes Portuense.
Fernando Lanhas nasceu em 1923 na cidade do Porto.
Frequentou o curso de Arquitectura da Escola de Belas Artes portuense, onde desenvolveu, paralelamente, um interesse pela pintura. Na década de 40, desenvolveu uma pesquisa plástica em torno do abstraccionismo e realizou os seus primeiros desenhos (1942), sendo um dos pioneiros deste movimento em Portugal.
Entre 1943 e 1950, participou em várias exposições itinerantes independentes. Em 1944 realizou os seus primeiros óleos abstractos, expostos em Lisboa e Leiria no ano seguinte. Nestas obras, é patente a forma como a problemática do abstraccionismo é o princípio fundador de toda a sua obra.
A sua primeira exposição individual foi em 1953 na Galeria Março, em Lisboa. Aqui, para além de pinturas a óleo e desenhos, expôs seixos da praia pintados, reflexo da procura de um cromatismo “neutro”, mais natural. Manifestou a sua tendência conceptual de aproximação à natureza e às suas “leis cósmicas” com as pinturas realizadas, em 1945, num rochedo da Serra de Valongo.
O seu percurso artístico não foi muito regular. Desenvolveu, paralelamente, actividade no campo da arqueologia, astronomia, poesia e museologia.
Em 1988, foi-lhe consagrada uma retrospectiva, no Porto e em Lisboa, organizada pela SEC.
Fernando Lanhas
039-68
Colagem sobre cartão
Collage on board
420 mm x 420 mm
c. 1959/68
Fonte da imagem do artista: https://www.p55.art/blogs/p55-magazine/fernando-lanhas-explorando-a-abstracao-e-alem