Fernando de Azevedo
Fernando de Azevedo nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1923. Fez o curso da Escola de Artes Decorativas António Arroio e estudou pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, sendo um dos co-fundadores do Grupo Surrealista de Lisboa.
Fernando de Azevedo nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1923.
Fez o curso da Escola de Artes Decorativas António Arroio e estudou pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Pintor e Artista Gráfico. Tendo exercido acção no campo da Crítica de Arte, na organização e direcção de montagem de exposições em Portugal e no estrangeiro e realizado trabalhos de Museografia, sendo um dos co-fundadores do Grupo Surrealista de Lisboa. Foi vogal da Academia Nacional de Belas-Artes, e colaborador dos Serviços de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian, desde 1961. Dividiu a actividade de pintura, com a de cenografia (Ballet Gulbenkian) e de crítica de arte. Ganhou a Medalha de Prata na Expo 58 de Bruxelas, o primeiro prémio de pintura da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1961, a medalha de prata na II Bienal de São Paulo.
Participou na I Exposição Surrealista de Lisboa, em 1949; na II Bienal de S. Paulo, em 1953; na Bianco e Nero, em Lugano, 1954; na II Exposição de Artes Plásticas da Fundação C. Gulbenkian, em 1961; na Pintura Portuguesa de Hoje, da Sociedade Nacional de Belas Artes, em 1973; Pintura portuguesa (1910-1970), Galeria Almada Negreiros, Lisboa, 1985; «O Mar», na Galeria Ana Isabel, em 1985; Galeria EMI, 1985; e II Bienal Nacional de Desenho 85, na Cooperativa Árvore, Porto.
Representado no Museu Nacional da arte Contemporânea (MNAC), hoje Museu do Chiado, Museu Nacional de Arte Moderna – Casa de Serralves – Porto, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (CAM), e várias colecções em Portugal e no estrangeiro.
Condecorado pelo Presidente da República, Doutor Mário Soares, com o Grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Faleceu em Lisboa, em 2002.
A sua pintura evoluiu do espírito surrealista no sentido da abstracção.
Fernando de Azevedo
Diagonal
Óleo sobre cartão prensado
Oil on pressboard
330 mm x 410 mm
1948
Fonte da imagem do artista: http://myguide.iol.pt/events/exposicoes-fernando-de-azevedo