Cristina Valadas
Cristina Valadas nasceu em 1965, no Porto, onde vive e trabalha. Licenciou-se em Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Cristina Valadas nasceu em 1965, no Porto, onde vive e trabalha.
Licenciou-se em Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Divide a actividade entre a ilustração e a pintura, muitas vezes misturando os dois domínios. Ilustrou várias obras como: A Porta do Jardim do Éden (com Armando, da Silva Carvalho), Olha 1, Olhar 2 e Símbolos (com Mário Só), Alquimar e Fosforescências (com Emílio Ramalho), Eu e Tu (com Anabela Mota Ribeiro), O Impulso de Dirac (com Bernardo Pinto de Almeida), O Herbário, Diário de Bordo e Poemas com Asas (com Jorge Sousa Braga), Robertices e A Rapariga e o Sonho (com Luísa Dacosta) e Diálogos (com Manuel Alegre).
Foi granjeada com a Menção Honrosa no Prémio Nacional de Ilustração, o Prémio Almada Negreiros em 1997, o Prémio de Pintura da Bienal da maia em 1998, o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças 2000, relativo ao biénio editorial 1998/1999 e o Prémio Maluda, no mesmo ano.
Está representada em várias colecções públicas: Associação Nacional de Jovens Empresários, Bavier S.A. BMW, Porto, Banco Comercial de Macau, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Maia, Fundação António Prates, Fundação Cupertino de Miranda, Museu Amadeo de Sousa Cardoso, Museu do vidro, etc.
Cristina Valadas
Behind the Rainbow
Prémio Maluda, 2000
Acrílico sobre tela
Acrylic on canvas
1600 mm x 1100 mm
1999
Fonte da imagem do artista: https://www.flickr.com/photos/scarlet-poppy/33165278621/