Carlos Calvet
Carlos Frederico Pereira de Sequeira Bramão Calvet da Costa nasceu em Lisboa no ano de 1928. Ligado ao movimento surrealista, dedicou-se à pintura surrealista e abstrata. É formado em arquitetura pela Escola Superior de Belas artes de Lisboa.
O Artista e a Obra:
Carlos Frederico Pereira de Sequeira Bramão Calvet da Costa nasceu em Lisboa no ano de 1928.
Ligado ao movimento surrealista, dedicou-se à pintura surrealista e abstracta. É formado em arquitectura pela Escola Superior de Belas artes de Lisboa. Divide actividade como fotógrafo, cineasta, escritor, investigador e pintor. Expõe desde 1947.
Realizou curtas-metragens, algumas sobre Mário Cesariny e António Areal. Participou em centenas de exposições colectivas e trinta individuais. Caracteriza-se por uma plástica muito pessoal, entre o surreal e a metafísica, com imagens de um mundo fantástico e imaginativo, de sensibilidade «pop».
Esteve presente em doze exposições de fotografía, em distintas capitais europeias. Seis filmes experimentais. Para além de gravador, ilustrador, cenógrafo, é autor de numerosos livros, entre eles: “Carlos Calvet 60 Anos de Pintura”, “Mitogeometría de Portugal e outras historias”, o “Apontamentos sobre geometría sagrada”. Fez numerosas ilustrações de livros, e tem centenas de referências em revistas e livros e catálogos. E alguns prémios: 1968, Prémio da Crítica, Soquil; 1973, Prémio do VII Salão de Arte Moderna de Luanda; Prémio a melhor exposição de 1984.
TÍTULO: Guache
DATA: 1979
MEDIDAS: 500 X 325 mm
MATERIAIS: guache sobre papel
AUTOR: Carlos Calvet
Fonte da imagem do artista:https://www.rtp.pt/noticias/cultura/morreu-o-artista-plastico-e-arquiteto-carlos-calvet_v732311