Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

António Dacosta

António Dacosta nasceu em 1914 em Angra do Heroísmo, nos Açores.

Partilhar esta página

António Dacosta nasceu em 1914 em Angra do Heroísmo, nos Açores.

Em 1935, foi para Lisboa e frequentou o curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes. Foi responsável, juntamente com pintor português António Pedro e a escultora inglesa Pamela Boden, pela organização de uma exposição na Casa Repe, ao Chiado. Este evento é tido como um dos marcos do início do Surrealismo Português na Artes Plásticas.

A sua pintura apresenta, em traços gerais, um carácter dramático e violento, como se pode observar nas suas pinturas «Serenata Açorena» ou «Cena Aberta». Em 1942, ganhou o prémio Amadeo de Sousa Cardoso, com a obra «A Festa» que se destaca pelo seu cromatismo suave e por uma alegria sensível de flores e crianças. Dois anos depois, devido a um incêndio no seu Atelier, parte das obras desaparecem.

Em 1947, o pintor mudou-se para Paris, mas continuou a fazer parte da vida artística portuguesa; enviou, para a Exposição do Grupo Surrealista Português de 1947, duas obras.

No final da década de 40 abandonou a sua actividade de pintor e dedicou-se antes à crítica de arte, publicando em vários jornais («Diário Popular», «Estado de S. Paulo») e revistas especializadas. Recomeçou  a pintar, pequenos formatos,  por volta de 1975. A pintura dessa época caracteriza-se pela saudade (das ilhas açoreanas) que se materializa em pinturas de paisagens em composições simbólicas ou míticas, tanto figurativas como abstractas.

A partir de 1980, regressa à figuração, mas com carácter simbólico e místico, como paisagens e praias povoadas por animais, pessoas, ninfas e deuses.

Em 1988 foi-lhe dedicada uma retrospectiva no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian.

Faleceu em 2 de Dezembro de 1990.

 

 

António Dacosta

Sem título

Prémio AICA-MC, 1983

Aguarela sobre papel

Watercolor on paper

380 mm x 300 mm

c. 1947

 

 

 

Fonte da imagem do artista: https://philangra.blogspot.com/2014/05/antonio-dacosta.html