Maria de Lourdes Bettencourt Castro
Maria de Lourdes Bettencourt Castro nasceu no Funchal, Açores, em 1930. Casou com o Pintor René Bertholo. Frequentou a Esc. Supe. de Belas Artes.
Maria de Lourdes Bettencourt Castro nasceu no Funchal, Açores, em 1930.
Casou com o Pintor René Bertholo. Frequentou a Escola Superior de Belas.
Depois de uns meses em Munique (1957), o casal partiu para Paris (1958), onde fundou o grupo KWY, juntamente com Escada, Costa Pinheiro, José Escada, Gonçalo Duarte, João Vieira, Christo e Jan Voss. O nome consiste na junção das três letras que não aparecem no alfabeto português e constituem as iniciais da expressão Ká Wamos Yndo.
Lurdes fez pinturas de um abstraccionismo lírico durante a década de 1950, a partir da qual começa a experimentar novos materiais e o seu trabalho evolui no sentido da confrontação. No início da década de ’60, trabalha com construções feitas com objectos indiscriminados banhados numa tinta prateada. Essas obras tinham um carácter ao mesmo tempo sinistro, sério e humorístico que partilham afinidades com a obra de Niki de Saint Phalle, desse mesmo período.
Outros trabalhos exploram a noção de presença e de ausência, seja por um enchimento uniforme de silhuetas em materiais transparentes. A artista trabalhou, de forma consistente, com o conceito de sombra, durante a década de 60, tendo realizado um filme em 1965 só com sombras, publicado o álbum Ombres Transparents (1967) e encenado vários espectáculos de sombras chinesas.
Lourdes Castro
Sombras
Prémio AICA-MC, 2010
Serigrafia 1/20 - Duas folhas de plexiglas
silkscreen 1/20 - Double plexiglass sheets
315 mm x 500 mm
1967
Fonte da imagem do artista: https://www.pportodosmuseus.pt/2021/04/27/artista-plastica-lourdes-castro-recebeu-hoje-medalha-de-merito-cultural/