Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

Alberto Carneiro

Alberto Carneiro nasceu em 1937, em São Mamede do Coronado. Foi na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, no Porto, António Arroio, em Lisboa, e Escola Superior de Belas Artes do Porto que aprofunda os estudos na área da escultura.

Partilhar esta página

Alberto Carneiro nasceu em 1937, em São Mamede do Coronado.

Ainda adolescente trabalhou como santeiro, aprendendo as técnicas de talhe e fundição. Foi na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, no Porto, António Arroio, em Lisboa, e Escola Superior de Belas Artes do Porto que desenvolve e aprofunda os estudos na área da escultura.

A sua primeira exposição aconteceu em 1967 na ESBAP, onde apresentou formas orgânicas esculpidas em madeira prenunciando a futura via do artista. Em 1968 ganha o Prémio Nacional de Escultura vai para Londres onde frequenta a Saint Martin’s School of Art como bolseiro da Fundação Gulbenkian. Entre 1968 e 1972 vai escrevendo notas para um manifesto de arte ecológica que publica sob a forma de Caderno Preto, defendo que a arte não deve ser subserviente de uma dimensão objectual museológica. De igual modo, a obra de arte que é uma intervenção do artista só existe porque altera o sentimento estético do observador. Esta publicação reunia um conjunto de projectos que acabariam por ser levados a cabo pelos artistas em anos posteriores.

A obra e a pesquisa de Alberto Carneiro tem vindo a direccionar-se para uma procura da verdade universal pela aproximação à filosofia oriental e ao Zen assim como pelo aprofundamento do estudo e prática da Mandala.