Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

28 de novembro de 2025 a 29 de março de 2026

A Terra Como Acontecimento III - Carvão e Fotografia: Territórios Desconhecidos

Exposição de Romy Castro

NAC.2 (Complexo Cultural da Levada)

 

A artista e a obra

Romy Castro nasceu em Lisboa em 1956. Licenciou-se em Artes Plásticas – Pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1986, e na secção de pintura na Facultad Complutense de Bellas-Artes de Madrid, em 1988, tendo frequentado a École Supérieure des Beaux-Arts de Paris. Entregou dissertação (“Mark Rothko – os tempos da cor”) para mestrado em Estética na FL/UL.

Expôs pela primeira vez individualmente na Galeria Bertrand, no Porto, em 1986, e no ano seguinte em Lisboa na ESBAL, na Cerca Moura, no Templo do Gato e na Galeria Triângulo onde voltou a expor em 1989 (“Interioridades”). Em 1990 expôs na Galeria S. Mamede (Lisboa – “Arctos”), em Vilamoura (“Negritades”) que expôs igualmente em Berlim (Galerie Capricorn-Art e Exibit-Galerie) nesse ano e em 1991. Desde então expôs em Barcelona, Oeiras, Algarve, na Galeria A. Prates (Lisboa). Em 1994 realizou uma vasta instalação no Convento dos Cardaes, em Lisboa.

Em exposições coletivas figurou desde 1975 em numerosos conjuntos, e depois de 1982 (III Bienal Internacional de V. N. de Cerveira), nomeadamente em S. N. B. A., ESBAL, Angra do Heroísmo, Madrid, Barcelona, Emiratos Árabes, Amarante (Prémio Amadeo de Sousa-Cardoso), etc.

Está representada em coleções públicas: Museu de V. N. de Cerveira, Museu Amadeo de Sousa-Cardoso, Amarante, Museu Municipal de Tomar (col. José-Augusto França), ESBAL, Banco Millenium, Caixa Geral de Depósitos e também em coleções privadas em Portugal, em Espanha, no Brasil, nos Estados Unidos, no Japão, nos Emiratos Árabes, etc.

Escreveram sobre a sua pintura, entre outros, José Carlos de Vasconcelos, José Luís Porfírio, José-Augusto França, José Pinharanda, Cristina Azevedo Tavares, Maria João Fernandes, Pedro Alvim, Corredor Mateos, José Guerrero, Sérgio Rispoli, Fernando de Azevedo, tendo a própria artista publicado numerosos textos na imprensa e em catálogos.

À sua Obra de pintora junta-se uma atividade de “designer” gráfico, de joias e de mobiliário, estando atualmente a dirigir a renovação artística da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa.

 

 

+informações

 

Inauguração:

sexta, 28 novembro, 17h30

 

Horário:

quarta a sexta, 14h00 > 17h00

Sábados e domingos, 10h00 > 12h00 e 14h00 > 17h00

 

Organização:

Município de Tomar

Gosta deste tópico?
Deixe um comentário

Partilhar esta página